Coordenador : Erika Vanessa Moreira Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389742.2199.223101.24022023
Departamento/Setor: GRC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Além dos agricultores urbanos e suas famílias, pretendemos abarcar os interessados na prática da agricultura urbana, alunos e professores (UFF e UENF), professores e alunos da rede municipal de educação. Acrescentamos os consumidores assíduos das hortas, os moradores dos bairros que existem as hortas ativas do Programa Ecohortas e potenciais consumidores sensibilizados pela rede virtual.
Local de atuação: O projeto será realizado na UFF/ Campos, nas hortas urbanas do município de Campos dos Goytacazes, envolvendo a localidade de Farol de São Thomé e o distrito-sede.
Objetivo
O objetivo principal é focar diretamente na disseminação das informações sobre as hortas urbanas em Campos dos Goytacazes, por meio das mídias virtuais e, em menor escala, na elaboração de materiais gráficos de divulgação que podem ser usados nas escolas de educação básica - publicas e privadas, nas hortas, nas universidades e nas feiras locais tanto convencionais quanto agroecológicas. - na comunicação: Desenvolver estratégias de comunicação (produção de podcast, vídeos, gif e folder) junto aos agricultores, gestores públicos e professores da rede pública de ensino visando à disseminação dessa atividade e na valorização dessa prática na cidade. Esperamos fomentar a prática da agricultura urbana no sentido de ampliar o conhecimento e a importância dessa atividade na alimentação dos citadinos e na valorização dos agricultores urbanos, que serão os principais protagonistas. A utilização de podcast pode atingir um público significativo e tem custo baixo, pois não demanda grande suporte para baixa-los, além de ser acessíveis em vários tipos de celulares e computadores. Para a produção desses podcast, usaremos a linguagem simples e informal, com temas informativos e educativos relacionados as hortas urbanas e alimentação saudável. Os convidados serão os agricultores urbanos, os pesquisadores e gestores que atuam diretamente no programa de Hortas Comunitárias. Além dos podcast, também planejamos videos curtos gravados nas hortas urbanas. - na geração de trabalho e renda promover a disseminação do Programa Municipal Hortas Comunitárias com as informações necessária à população por meio da rede virtual e com a parceria direta da Secretaria Municipal de Agricultura e do grupo da Biohorta. Há um número significativo de terrenos vazios e cadastrados para serem utilizados como hortas urbanas, fruto de uma política de 1990, que isentava o proprietário do pagamento de IPTU. Buscaremos valorizar os agricultores urbanos e mostrar a importância dessa atividade na geração de trabalho e renda aos citadinos. Como objetivo, pretendemos divulgar a importância do Programa e do cadastramento de novos agricultores urbanos. - de caráter institucional possibilitar o intercâmbio entre instituições de ensino superior (UFF e UENF), gestão pública (secretaria municipal de agricultura) e sociedade civil (agricultores, professores, voluntários) na construção de estratégias viáveis para a divulgação das hortas urbanas de Campos dos Goytacazes. - de caráter pedagógico Estabelecer atividades didáticas que possibilitem a articulação e desenvolvimento de hortas no ambiente escolar por meio de ações transversais, aliadas ao projeto político pedagógico (PPP) das escolas participantes, que estimulem o envolvimento de toda a comunidade escolar e gerem um ambiente de aprendizagem no que tange aos benefícios de uma interação entre a segurança alimentar e nutricional, preservação ambiental e as práticas pedagógicas.
Resumo
O objetivo central desse projeto é contribuir para a divulgação e a ampliação das hortas urbanas da cidade de Campos dos Goytacazes. Almejamos, com este projeto, viabilizar a partir de estratégias e ações nas mídias alternativas e virtuais dar visibilidade tanto as hortas comunitárias com apoio institucional quanto as hortas pedagógicas e de autogestão com o fito de disseminar as informações atinentes sobre a agroecologia urbana e hortas como veículos disseminadores de alimentação saudável. Segundo os dados de 2020, existiam no banco de cadastro da Secretaria Municipal de Agricultura, 69 hortas cadastradas e ativas distribuídas em vários bairros do distrito-sede e reduziu drasticamente para 18 unidades no ano de 2022. Nos bairros onde há essas hortas, o projeto vislumbra ampliar a divulgação do programa, fomentando materiais de divulgação elaborados juntamente com os agricultores com o fito de sensibilizar os moradores quanto a importância do consumo de alimentos frescos. Para tanto, temos como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico, a utilização de dados do diagnóstico que já vem sendo realizado junto as hortas cadastradas, a preparação de materiais de divulgação (vídeos curtos, podcast, fotos, folders e gif) a ser disponibilizados no site da Prefeitura, nos principais canais de divulgação em âmbito local e na rede social (Facebook, Instagram). A Universidade deve atuar nos processos de comunicação colaborando para o conhecimento, divulgação e a ampliação da escala geográfica e social das políticas públicas fomentadas para o bem viver nas cidades.